Dia Nacional da Conservação do Solo

O Dia Nacional da Conservação do Solo (15 de abril) propõe uma reflexão sobre a importância do uso, manejo e conservação deste vital recurso do planeta. Um dos bens naturais mais importantes para a produção de alimentos. O combate e conscientização sobre o que provoca a poluição do solo é outro ponto de destaque debatido durante este dia

Nas lavouras onde são utilizamos os fertilizantes Diamante, os agricultores recebem informações para conscientização da utilização de ferramentas e tecnologias para a melhoria dos sistemas de plantio e principalmente dos cuidados com o solo. 

Conservar o solo é crucial para o desenvolvimento de uma lavoura sustentável e próspera. O Paraná é referência mundial em agricultura devido ao trabalho de conservação do solo, que reduziram consideravelmente a degradação por erosão hídrica, bastante intensa na década de 1970. Mas isso, não nos dá o direito de descansarmos. Devemos, cada vez mais, contribuir para continuação da natureza fértil e saudável.

Origem do Dia da Conservação do Solo – No Brasil, o Dia Nacional da Conversação do Solo foi oficializado através do decreto de lei nº 7.876, de 13 de novembro de 1989. A criação desta data foi uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A escolha do dia 15 de abril é uma homenagem ao conservacionista norte-americano Hugh Hammond Bennett (1881 – 1960), considerado o “pai da conservação do solo” nos Estados Unidos e um modelo para todas as outras nações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *